sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PRÁTICA ESPORTIVA: AÇÃO E REFLEXÃO.



O programa Cabeça de Área estará analisando no próximo sábado (26/02) as mudanças ocorridas na proposta curricular do curso de Educação Física, após a publicação e adesão das novas OTMs: Orientações Teórico-metodológicas para o curso.

Para debater o assunto foram convidados os professores de Educação Física Marcílio Souza, um dos coordenadores do projeto e Marcelo Tavares.

A nova OTM - Orientações Teórico-metodológicas para o curso de Educação Física surge como uma necessidade da atual realidade social de se pensar os conteúdos em sala de aula e uni-los às aulas práticas habituais do curso. A proposta visa obter  uma melhor qualificação no exercício  pedagógico continuado dos referidos profissionais, e também reestruturar e renovar as aulas de forma que possam contribuir  para uma formação mais ampla dos alunos, tornando-os cidadãos críticos e reflexivos de seu papel na sociedade.

2 comentários:

  1. A participação destes professores nos meios de comunicação, ajuda a modificar a concepção da população quanto o real papel do professor de Educação Física, imagem que foi descontruída ao longo do processo educacional por práticas equivocadas por parte dos próprios professores. A elaboração da OTM por parte destes e de outros pesquisadores, acredito venha se tornar um marco da Educação Física na Escola, pois os alunos agora terão contato com os conteúdos da Educação Física, construindo-os, debatendo-os, resgatando-os, vivenciando-os de modo que sejam oportunizados por todos os elementos da Cultura Corporal. A iniciativa das aulas de Educação Física comporem a grade curricular, aliado a um bom planejamento dos planos de unidade, contribuirá para a valorização desta profissão, afinal de contas, a valorização da profissão ocorrerá quando os professores passarem a ser verdadeiros professores, aliando os conteúdos teóricos com os práticas nas aulas de Educação Física, estabecelerem uma educação continuada, promoverem no âmbito escolar pesquisas voltada para ela, contribuindo desta forma numa melhor prática pedagógica. Futuramente, espero tão logo, passemos a discutir outros pontos fundamentais para a prática profissional como os vencimentos, estabelecimento de metas na escola, porém agora com uma nova perspectiva profissional. Muito me orgulha ter sido aluno destes professores, que contribuem muito com minha formação, atuação, pois são os profissionais que procuram quebrar os paradigmas da Educação Física com muito ensino-pesquisa-extensão na tentativa de que os novos cidadãos repensem cada vez mais sua práxis.
    Parabéns também ao professor Edilson pelos excelentes debates realizados no programa, que configura-se num verdadeiro espaço de discussão da Educação Física, opoortunizando debates sobre os diferentes constituintes da Cultura Corporal.
    Carlos henrique Lima Coelho

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  2. amei o debate de hoje
    parabens a toda produçao do programa, pena é que o tempo é curto.
    Prof Macilio como sempre dando um show,Gente ele é completoo, sabe muitoooooo
    Elis.

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