terça-feira, 31 de agosto de 2010

MATROGINÁSTICA

Sábado, 28 de agosto, o programa Cabeça de Área debateu sobre uma atividade física ainda pouco difundida em nosso Estado – a matroginástica.

Essa  nova modalidade consiste na prática de exercícios em família, geralmente entre pais e filhos, com o objetivo de melhorar os níveis de relacionamentos.

Como convidados, participaram do programa o Professor Marcelo Barreto - coordenador do projeto de matroginástica do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE – e o neuropsiquiatra João Ricardo, também da UFPE.



Segundo o Professor Marcelo, a matroginástica surgiu na Alemanha na década de 70 e foi trazida para o Brasil através de um movimento nacional chamado esporte para todos.

Para ele, “a matroginástica deve ser considerada como uma atividade qualitativa; não é uma terapia onde se pode ter acesso algumas vezes por semana mas é uma oportunidade para os pais perceberem melhor seus filhos.”

Para quem se interessar sobre o assunto, vale a pena conferir o trabalho desenvolvido pelo professor, em forma de monografia: A MATROGINÁSTIA NO CONTEXTO ESCOLAR – Redimensionando uma prática de ensino e extensão no CAP-UFPE.

Vídeo contendo a apresentação do programa:

Parte 01 - http://www.youtube.com/watch?v=MBbalfU8ft4

Um comentário:

  1. Uns dos trabalhos mais significativos que já,sou de Barretos e por aqui a Matroginastica foi difundida pelo profesor Mauro Giselline por intermnedio do professor João Bosco da Silva,mas essas iniciativas aqui acontecem comumente você alertou somente em datas comemorativas e nada mais muito bom seu trabalho magnifico.

    ResponderExcluir